quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


PROPAGANDAS IMPRESSAS, EDUCAÇÃO E LEITURA.

AUTORA: EVELIZE M.M.C. REIS.

RESUMO: Entender o processo de produção de sentidos a partir da leitura de textos publicitários é o objetivo deste trabalho. A riqueza de tais gêneros e sua popularidade, despertam o interesse dos jovens. No texto publicitário, o autor deixa evidente o tipo de leitor que pretende atingir. E por ser um dos mais fortes veículos de comunicação de massa, o seu objetivo é o de convencer ou persuadir o público acerca de um determinado produto ou serviço e procura despertar no leitor o desejo por determinado produto. Nesse contexto, é que se destaca um dos mecanismos mais utilizados na linguagem publicitária: a argumentação. A linguagem publicitária não só estrutura seus enunciados através da argumentação, como também se utiliza do processo de implicitação. Na propaganda impressa, texto e imagem buscam persuadir o leitor na escolha do produto. Os textos são organizados de forma a produzir um discurso que convença o destinatário a adquirir o produto. O processo de produção de sentidos a partir da leitura do gênero discursivo propaganda impressa pode ser ensinado na escola, por tratar-se de um gênero que atrai e encanta, pois está presente no cotidiano de todos, sendo portanto de fácil acesso.

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