sábado, 25 de fevereiro de 2012

O PROFESSOR REFLEXIVO


1°) Formar o Professor Reflexivo é fundamental no mundo de hoje? Por quê?

Sim, é fundamental, sim. Tendo em vista que a atitude filosófica e a legítima atividade educativa, via de regra, são indissociáveis, a crítica e a reflexão são essenciais na formação do professor e servem de bússola para situá-lo no âmbito de todo um processo que possa tornar mais eficiente as práticas educacionais.

Mas o que vem a ser o professor reflexivo? Esta é a pergunta que não quer calar, e vem ecoando com força no contexto da educação. Donald Schön (1992), propõe a reflexão como método de formação dos professores. O professor reflexivo seria pois, aquele profissional que adquiriu o instrumental teórico-metodológico para pensar continuamente sobre sua "práxis", isto é, sobre sua teoria e ação na sua prática docente. Os críticos de Schön, contudo, alertam que ele propõe que se reflita exclusivamente sobre a prática docente de forma restrita e não ampla. Dessa forma, o professor deve refletir sobre sua "práxis", esta entendida como unidade teórica e prática. A "práxis", diz Severino (1994b, p. 28), "é atravessada pela intenção reflexão, o que a distingue de uma prática puramente mecânica".

Corroborando com a tese do professor reflexivo, encontramos as palavras de Rios (2002), ao assinalar que a docência da melhor qualidade não é a que ensina a ser técnico, a atender os anseios do capital, mas a aquela que se desenvolve no sentido de "compreender e ensinar o mundo".Segundo Paulo Freire, "ensinar exige criticidade", "reflexão crítica sobre a prática", "consciência do inacabamento", "apreensão da realidade", "curiosidade", "tomada consciente de decisões".

Resumindo, o ato filosófico e o ato de educar, por serem indissociáveis, tornam-se imprescindíveis ao processo educacional.
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário