quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


FUNDAMENTAÇÕES :  ANTROPOLÓGICA, EPISTEMOLÓGICA, AXIOLÓGICA.

Antropológico é o que se refere ao homem. A cada forma de se compreender o que é o homem, corresponde uma maneira de se educar. No período histórico medieval (séculos V – XIV), predominou a concepção antropológica de cunho essencialista-cristã de homem. Severino (1994), diz que neste período prevaleceu o “modo metafísico de pensar”, isto é, o pensar do homem volta-se para as coisas que estão depois da física, para o mundo espiritual, sobrenatural. É neste plano que se encontra o Ser Supremo, Deus, criador dos Espíritos ou da essência de cada indivíduo. Segundo esta concepção, o homem possui uma essência, isto é, um conjunto de caracteres fixos, imutáveis, que dão especificidade aos seres de uma determinada espécie. E como ser racional, o homem torna-se o centro da reflexão filosófica e de existência que sua natureza comporta e reflete o espírito inquieto que determina sua identidade.
Epistemé, é um termo grego que designava o conhecimento reflexivo, teórico, fundamentado, elaborado com rigor. Assim, a palavra epistemologia designa o estudo da natureza do conhecimento obtido nas diversas ciências, que é um conhecimento puramente teórico. Seu propósito, entre outros, é lançar um olhar crítico sobre as diversas áreas e buscar distinguir a ciência autêntica da pseudociência. Muitas vezes é identificada com a filosofia da ciência, embora esta contemple um campo de investigação mais amplo. Outras vezes, porém, o termo epistemologia é usado no contexto filosófico em referência às concepções relativas ao processo de conhecer, tendo como sinônimo a teoria do conhecimento ou gnosiologia. E como o ato de conhecer é um dos mais relevantes suportes, no que tange ao ato de educar, a fundamentação epistemológica é de suma importância para que ocorra a educação.
Já a axiologia é a área da Filosofia que contempla o estudo dos valores inerentes ao modo de agir do homem, ao conjunto de ações práticas. Pois, enquanto ser consciente, o homem, utiliza-se de determinados meios visando atingir certos fins e valores. Em cada período histórico, a cada concepção de homem, mudam os meios, os objetivos e os fins. E o homem, como ser racional, adapta-se e adequa-se aos valores morais, éticos, sociais, políticos, culturais, etc., que espelham a sociedade e as regras vigentes. No âmbito da educação, à luz de uma concepção axiológica, estes valores nem sempre se mostram de forma clara e objetiva. Eles se ocultam sob a máscara de práticas educacionais obscuras e ineficazes que corroboram as ideias das classes dominantes.   

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