quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


INSEPARABILIDADE E FUNDAMENTO.


A)_Partindo do pressuposto que educar é humanizar, e que o filosofar é, igualmente, um processo que humaniza o homem, dessa forma, o ato filosófico deve ser visto como um ato educativo, ou seja, o filosofar é um meio determinante da formação do homem como ser social e membro atuante do meio social em que vive. As afirmações acerca da Educação e da Filosofia, como atos inseparáveis, remonta aos primórdios da civilização grega antiga, onde nasceram as bases da educação, do educar, da Filosofia e do filosofar como conhecemos hoje. O educador tem de usar da reflexão e da crítica, para atingir o seu objetivo, que é o de propiciar ao educando a apreensão do aprendizado.

B)_ A Filosofia, porque busca compreender os fundamentos e a verdade da realidade educacional, põe-se na condição de fundamento da Educação. Assim, por exemplo, as diversas concepções filosóficas do homem, de conhecimento, de valores, com bases nos quais o homem constitui suas práticas políticas, sociais, econômicas, etc., são formuladas pela Filosofia e incorporadas pelos teóricos das várias teorias pedagógicas que fornecem os princípios das práticas dos docentes. No contexto de que o filosofar é marcado pela crítica e a reflexão, e que nos dias de hoje, cada vez mais se afirma a necessidade dos processos educacionais serem formadores de indivíduos reflexivos, críticos, capazes de intervir intelectualmente no mundo, e levando-se em conta que, a essência do ato filosófico é o exercício da crítica e da reflexão, a Filosofia possui as bases necessárias para formar a base das práticas educativas. 

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