quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012


Lições que a vida oferece
                 
                


            A vida é um apanhado de vivências e experiências que compõem um quebra-cabeça, onde as peças nem sempre se encaixam. Há perdas e ganhos, vazios existenciais  e momentos de euforia. Em tese, é um cair e levantar constante. É quebrar a cara, e invariavelmente seguir em frente. É voltar às origens e olhar para trás, às vezes. Pois os erros do passado, ensinam a corrigir o traçado das linhas de uma vida futura.
             Há, é claro, aqueles que afirmam veementemente que a vida não é dura o suficiente, mas para a maioria das pessoas, ela sempre bate forte, sem dó, nem piedade.
         Mas que lições se pode tirar das dificuldades, dores e ressentimentos que vai se acumulando ao longo da vida? Aprende-se a valorizar as próprias experiências, a confiar no poder do amor, a tratar as outras pessoas com respeito, a buscar novos horizontes, a nunca desistir de sonhos e projetos de vida.
                Enfim, aprende-se a trilhar o caminho das pedras (sempre íngreme e escorregadio), a por o pé sobre o precipício (sempre assustador), a dar voos à imaginação (sempre muito gratificante), e a manter os pés firmes no chão, quando a vida exige que se faça isto.
              Das muitas lições que a vida oferece, talvez a mais valiosa, seja a da perseverança, ao lado da temperança e sempre pautada pela esperança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário