A modalidade Educação a Distância se
configura pelo uso dos recursos tecnológicos, e via de regra, tem como suporte o ambiente virtual de
aprendizagem. Vale lembrar: EAD, é o ensino que ocorre quando o professor e
aluno estão separados (no tempo e no espaço), mas podem se comunicar através de
mecanismos que são desenvolvidos para este fim, tais como: e-mails, chats,
blogs, fóruns, etc.
A revista Carta na Escola, destaca que, para quem
já está no mercado de trabalho, mora longe de uma universidade ou não tem tempo
disponível para frequentar diariamente uma instituição de ensino, a Educação a
Distância (EAD), parece a escolha ideal. Mas ainda há muita desconfiança em
relação a essa modalidade de ensino, que está em plena expansão. Isso porque
apenas recentemente, com a criação da Universidade Aberta (2005), o Brasil
começou a apostar na educação superior a distância, principalmente na área de
formação de professores, onde há maior demanda por esses cursos.
Segundo J. P. Moran, em entrevista concedida à
mesma Carta na Escola: “ Antes a EAD
se restringia ao nível técnico, à educação de jovens e adultos (EJA),
telecursos, etc. Agora o diploma vale, e o mercado precisa do profissional. A
gente não dá conta de atender à demanda
só com os cursos regulares presenciais. Além disso, a raiz do
crescimento está, é claro, na evolução das tecnologias.”
É fato, que o ensino a distância
vem se transformando em algo de grande relevância, e a sua importância torna-se
vital, no acesso a um curso superior de qualidade ao alcance de todos. Esta
modalidade possui algumas vantagens, dentre elas: uma maior autonomia por parte
do aluno, a possibilidade de se adequar a horários específicos, e um aporte
maior no que se refere à aquisição de aprendizagem.
Mas a EAD, tem também suas desvantagens, onde o contato pessoal fica muito restrito e o
aluno fica muito preso ao ambiente virtual de aprendizagem. E como consequência
disso tudo, o aluno virtual, no sentido amplo da palavra, se furta às vezes, de
buscar outras fontes de pesquisas, como por exemplo, as mídias impressas, que
contemplam jornais e revistas especializadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário