quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


ESTRUTURA DE UM TEXTO ACADÊMICO – ARTIGO.

TÍTULO: PROPAGANDAS IMPRESSAS, EDUCAÇÃO E LEITURA.

RESUMO: O presente trabalho popõe e busca uma discussão acerca das concepções de leitura, sendo que tais concepções se apresentam como ponto de partida para a análise do gênero discursivo propaganda, sob a perspectiva interacional e ainda uma pretensa reflexão sobre a importância desse gênero – a propaganda impressa – na esfera que engloba o processo de ensino, que visa a formação de leitores-sujeitos mais críticos e aptos no convívio cotidiano. A exploração de tal gênero em sala de aulas, proporciona um maior desenvolvimento do pensamento crítico, algo essencial para a formação de um sujeito-cidadão-leitor.

Palavras-chave: Leitura, educação, propagandas impressas.

Corpo do artigo Introdução, desenvolvimento, conclusão.
            O artigo foca nas dificuldades apresentadas pelos alunos quando são solicitados a inferir informações a respeito do que leram e procura provocar uma reflexão sobre o processo de leitura, tendo como objeto de análise duas propagandas impressas. Enfatizando que compreender a leitura é, em tese, uma atitude natural, porque exige habilidade, interação e trabalho. Segundo Orlandi (1993), há na perspectiva interacional da leitura um jogo existente entre um leitor que é real – aquele que lê o texto, se apropriando dele -, e  um leitor virtual – aquele que o autor imagina (destina) para seu texto e a quem ele se dirige quando escreve.
                  O texto publicitário é um dos mais influentes produtos de comunicação em massa, presente e atuante em todas as esferas da mídia,  como jornais, revistas e outros meios impressos, mas também nos meios televisivos,  e hoje em dia, nos meios virtuais. O texto publicitário se constitui em elementos verbais (como palavras, enunciados) e em elementos não-verbais (como imagens, gráficos e outros recursos visuais). É preciso salientar, que no texto publicitário, o leitor (real) procura se identificar com o texto, pois este se mostra sempre sedutor, refletindo a linguagem da propaganda. Sendo assim, o leitor não interage com o texto (relação sujeito/objeto), mas com o outro ou outros sujeitos, que pode ser o leitor virtual, o autor, etc.
               A linguagem publicitária não só estrutura seus enunciados através da argumentação, como também se utiliza do processo de implicitação. É possível que os alunos se apropriem desse gênero discursivo atribuindo sentido aos mesmos, desenvolvendo uma atitude adequada, pelo menos é o que se espera. Dessa forma, o processo de produção de sentidos a partir da leitura do gênero discursivo propaganda impressa pode ser ensinado na escola. E utilizar-se da perspectiva interacional da leitura para compreensão dos textos é uma opção interessante para a formação de um leitor crítico e responsivo, e portanto apto, para inserir-se no meio social.

REFERÊNCIAS


BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 10ª. ed. São
Paulo: Anna Blumme e Hucitec, 2002.

BRITO E. V.; GURPILHARES M. S. S. Pesquisas em Linguística Aplicada: múltiplos
enfoques. Cabral Editora e Livraria Universitária, Taubaté, SP, 2007.

CARRASCOZA, J. A. Processo criativo em propaganda e intertextualidade. Intercom –
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Santos – SP: XXX
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007.

GREGOLIN, M. R. V. Caras e Você S. A.: escultura da imagem e visibilidade social. In:

BARZOTTO; GHILARDI. (org.) Mídia, Educação e Leitura. São Paulo: Anhembi: Morumbi:
Associação da leitura do Brasil, 1999.

KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática
social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2ª ed. São Paulo:
Parábola, 2008.

ORLANDI, E. P. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
______. Discurso e leitura. 2ª ed., São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Universidade
Estadual de Campinas, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário