RESENHA
CRÍTICA
(by Eldam de Sousa Barros.)
Os
textos acadêmicos e outros textos (escritos).
JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio
__ Os textos acadêmicos e outros textos (escritos) in: Fundamentos do Texto em Língua Inglesa II. Editora IESDE.
Curitiba-PR., 2009, pp. 13 a 42.
CREDENCIAIS DAS AUTORAS:
Clarissa Menezes Jordão é Pós-doutora em Globalização e Estudos na Universidade de Manitoba, Canadá. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná e Licenciada em Letras Inglês e Português pela Universidade Federal do Paraná.
Clarissa Menezes Jordão é Pós-doutora em Globalização e Estudos na Universidade de Manitoba, Canadá. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná e Licenciada em Letras Inglês e Português pela Universidade Federal do Paraná.
Juliana Zeggio Martinez é Mestre
em estudos linguísticos pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em
Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade Estadual de
Ciências e Letras de Campo Mourão e Licenciada em Letras Inglês e Português
pela Universidade Federal do Paraná.
RESUMO DO CAPÍTULO:
A linguagem escrita tem papel
primordial em nossa sociedade – quer seja porque a escrita é entendida como uma
maneira eficiente de fazer durar, através dos tempos, nossos textos, quer seja
pela praticidade em termos de comunicação. [...] Todo gênero textual apresenta
determinadas características que nos fazem reconhecer tal gênero quando o
vemos, por exemplo, uma carta pessoal, um artigo de revista, uma receita de
comida, uma receita médica. Dentre todas essas diferentes construções sociais
de gêneros textuais, está o gênero acadêmico.
Leitores e autores de textos
acadêmicos são sujeitos um tanto quanto
conservadores, buscando e reproduzindo em seus textos uma estrutura
organizacional bastante estável, normalmente dividida em introdução,
desenvolvimento e conclusão. Apesar de encontrarmos variedade nos tipos de
textos acadêmicos, essa costuma ser a estrutura organizacional explicitamente
encontrada em textos desse tipo.
Tantos artigos acadêmicos, quanto
teses, dissertações e monografias ou trabalhos de conclusão de curso se
desenvolvem em torno dessa estruturação mínima. Em todos eles costuma aparecer
também um resumo (na mesma língua em que o texto está escrito), seguido de
palavras-chave que indicam os principais
aspectos que serão tratados no texto, e normalmente acompanhados de uma
tradução deste resumo em uma língua estrangeira, conforme solicitada pelo
veículo onde o texto está sendo publicado. Temos, portanto, como podemos
perceber do que foi mencionado até agora, uma variedade de textos acadêmicos
(abstract, artigos, teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de
curso), relativamente estáveis em suas estruturas: esta estabilidade relativa
constitui um gênero, o gênero acadêmico.
Em revistas acadêmicas, ou academic journals em inglês, encontramos
textos que se enquadram num padrão comum não apenas em termos de estrutura
organizacional, mas também em termos de tamanho e formatação. Via de regra,
artigos acadêmicos no Brasil têm 12 a 15 páginas, digitadas em fonte Times New Roman,
tamanho 12, com espaçamento simples ou um e meio. Em termos organizacionais,
artigos acadêmicos normalmente apresentam o nome do autor ou autores logo após
o título, seguidos de um abstract e de palavras-chave (todos na língua em foi
escrito o texto e mais uma ou duas outras línguas, dependendo da revista).
Depois do texto propriamente dito, os artigos acadêmicos trazem uma lista de
referências bibliográficas, acompanhadas por anexos e apêndices, elementos
opcionais que eventualmente sejam considerados importantes pelo autor para a
expansão da leitura do texto.
APRECIAÇÕES DO RESENHISTA:
O texto do capítulo traz uma abordagem dos textos
acadêmicos de forma ampla, destacando sua estrutura organizacional e suas especificidades e também sua importância no que se refere à pesquisa
científica. Sua leitura é agradável e as informações que ele contempla, são de
suma importância, para situar o leitor e orientá-lo acerca das muitas
diferenciações que definem os textos acadêmicos, apesar de todos possuírem uma
estruturação básica em comum, que deságua na introdução, desenvolvimento e
conclusão, sendo que tal estruturação constitui a essência dos mais variados
textos que circulam no nosso cotidiano.
As autoras expõem de maneira clara e
objetiva, esta estruturação básica e tratam também dos artigos acadêmicos, os
quais são imprescindíveis na divulgação e circulação da pesquisa científica,
detalhando sua estruturação e sua importância nos meios acadêmicos.
Por fim, voltando aos textos acadêmicos,
as autoras enfatizam no seu texto os estágios que compõem a formação acadêmica
e lançam luz sobre a monografia, que representa um primeiro estágio, o da
graduação, discorrem sobre a dissertação, que num segundo estágio, o mestrado,
exige uma análise mais aprofundada da pesquisa, e por último, temos a tese, que
faz parte de um terceiro estágio, o doutorado, e tem como requisitos, a
originalidade do tema e abordagem da pesquisa de forma mais complexa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário