INSEPARABILIDADE E FUNDAMENTO.
A)_Partindo do
pressuposto que educar é humanizar, e que o filosofar é, igualmente, um
processo que humaniza o homem, dessa forma, o ato filosófico deve ser visto
como um ato educativo, ou seja, o filosofar é um meio determinante da formação
do homem como ser social e membro atuante do meio social em que vive. As
afirmações acerca da Educação e da Filosofia, como atos inseparáveis, remonta
aos primórdios da civilização grega antiga, onde nasceram as bases da educação,
do educar, da Filosofia e do filosofar como conhecemos hoje. O educador tem de
usar da reflexão e da crítica, para atingir o seu objetivo, que é o de
propiciar ao educando a apreensão do aprendizado.
B)_ A
Filosofia, porque busca compreender os fundamentos e a verdade da realidade
educacional, põe-se na condição de fundamento da Educação. Assim, por exemplo,
as diversas concepções filosóficas do homem, de conhecimento, de valores, com
bases nos quais o homem constitui suas práticas políticas, sociais, econômicas,
etc., são formuladas pela Filosofia e incorporadas pelos teóricos das várias
teorias pedagógicas que fornecem os princípios das práticas dos docentes. No contexto
de que o filosofar é marcado pela crítica e a reflexão, e que nos dias de hoje,
cada vez mais se afirma a necessidade dos processos educacionais serem
formadores de indivíduos reflexivos, críticos, capazes de intervir
intelectualmente no mundo, e levando-se em conta que, a essência do ato
filosófico é o exercício da crítica e da reflexão, a Filosofia possui as bases
necessárias para formar a base das práticas educativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário