PROPAGANDAS IMPRESSAS,
EDUCAÇÃO E LEITURA.
AUTORA: EVELIZE M.M.C.
REIS.
RESUMO: Entender o processo de produção de
sentidos a partir da leitura de textos publicitários é o objetivo deste
trabalho. A riqueza de tais gêneros e sua popularidade, despertam o interesse
dos jovens. No texto publicitário, o autor deixa evidente o tipo de leitor que
pretende atingir. E por ser um dos mais fortes veículos de comunicação de
massa, o seu objetivo é o de convencer ou persuadir o público acerca de um
determinado produto ou serviço e procura despertar no leitor o desejo por
determinado produto. Nesse contexto, é que se destaca um dos mecanismos mais
utilizados na linguagem publicitária: a argumentação. A linguagem publicitária
não só estrutura seus enunciados através da argumentação,
como também se utiliza do processo de implicitação. Na propaganda impressa,
texto e imagem buscam persuadir o leitor na escolha do produto. Os textos são
organizados de forma a produzir um discurso que convença o destinatário a
adquirir o produto. O processo de produção de sentidos a partir da leitura do
gênero discursivo propaganda impressa pode ser ensinado na escola, por
tratar-se de um gênero que atrai e encanta, pois está presente no cotidiano de
todos, sendo portanto de fácil acesso.
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