ESTRUTURA DE UM TEXTO
ACADÊMICO – ARTIGO.
TÍTULO: PROPAGANDAS
IMPRESSAS, EDUCAÇÃO E LEITURA.
RESUMO: O presente
trabalho popõe e busca uma discussão acerca das concepções de leitura, sendo
que tais concepções se apresentam como ponto de partida para a análise do
gênero discursivo propaganda, sob a perspectiva interacional e ainda uma
pretensa reflexão sobre a importância desse gênero – a propaganda impressa – na
esfera que engloba o processo de ensino, que visa a formação de
leitores-sujeitos mais críticos e aptos no convívio cotidiano. A exploração de
tal gênero em sala de aulas, proporciona um maior desenvolvimento do pensamento
crítico, algo essencial para a formação de um sujeito-cidadão-leitor.
Palavras-chave: Leitura, educação, propagandas impressas.
Corpo do artigo – Introdução, desenvolvimento, conclusão.
O artigo foca nas
dificuldades apresentadas pelos alunos quando são solicitados a inferir
informações a respeito do que leram e procura provocar uma reflexão sobre o
processo de leitura, tendo como objeto de análise duas propagandas impressas.
Enfatizando que compreender a leitura é, em tese, uma atitude natural, porque
exige habilidade, interação e trabalho. Segundo Orlandi (1993), há na
perspectiva interacional da leitura um jogo existente entre um leitor que é
real – aquele que lê o texto, se apropriando dele -, e um leitor virtual – aquele que o autor imagina
(destina) para seu texto e a quem ele se dirige quando escreve.
O texto publicitário é um dos
mais influentes produtos de comunicação em massa, presente e atuante em todas
as esferas da mídia, como jornais,
revistas e outros meios impressos, mas também nos meios televisivos, e hoje em dia, nos meios virtuais. O texto
publicitário se constitui em elementos verbais (como palavras, enunciados) e em
elementos não-verbais (como imagens, gráficos e outros recursos visuais). É
preciso salientar, que no texto publicitário, o leitor (real) procura se identificar com o texto, pois este
se mostra sempre sedutor, refletindo a linguagem da propaganda. Sendo assim, o
leitor não interage com o texto (relação sujeito/objeto), mas com o outro ou
outros sujeitos, que pode ser o leitor virtual, o autor, etc.
A linguagem publicitária não
só estrutura seus enunciados através da argumentação, como também se utiliza do
processo de implicitação. É possível que os alunos se apropriem desse gênero
discursivo atribuindo sentido aos mesmos, desenvolvendo uma atitude adequada,
pelo menos é o que se espera. Dessa forma, o processo de produção de sentidos a
partir da leitura do gênero discursivo propaganda impressa pode ser ensinado na
escola. E utilizar-se da perspectiva interacional da leitura para compreensão
dos textos é uma opção interessante para a formação de um leitor crítico e
responsivo, e portanto apto, para inserir-se no meio social.
REFERÊNCIAS
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Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática
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1995.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de
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ORLANDI, E. P. Análise do Discurso: princípios
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Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Universidade
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