FUNDAMENTAÇÕES : ANTROPOLÓGICA, EPISTEMOLÓGICA, AXIOLÓGICA.
Antropológico é o que se refere ao homem. A cada
forma de se compreender o que é o homem, corresponde uma maneira de se educar.
No período histórico medieval (séculos V – XIV), predominou a concepção antropológica de cunho
essencialista-cristã de homem. Severino (1994), diz que neste período
prevaleceu o “modo metafísico de pensar”, isto é, o pensar do homem volta-se
para as coisas que estão depois da física, para o mundo espiritual,
sobrenatural. É neste plano que se encontra o Ser Supremo, Deus, criador dos
Espíritos ou da essência de cada indivíduo. Segundo esta concepção, o homem
possui uma essência, isto é, um conjunto de caracteres fixos, imutáveis, que
dão especificidade aos seres de uma determinada espécie. E como ser racional, o
homem torna-se o centro da reflexão filosófica e de existência que sua natureza
comporta e reflete o espírito inquieto que determina sua identidade.
Epistemé, é um termo grego que designava o
conhecimento reflexivo, teórico, fundamentado, elaborado com rigor. Assim, a
palavra epistemologia designa o
estudo da natureza do conhecimento obtido nas diversas ciências, que é um
conhecimento puramente teórico. Seu propósito, entre outros, é lançar um olhar
crítico sobre as diversas áreas e buscar distinguir a ciência autêntica da
pseudociência. Muitas vezes é identificada com a filosofia da ciência, embora
esta contemple um campo de investigação mais amplo. Outras vezes, porém, o
termo epistemologia é usado no
contexto filosófico em referência às concepções relativas ao processo de
conhecer, tendo como sinônimo a teoria do conhecimento ou
gnosiologia. E como o ato de conhecer é um dos mais relevantes suportes, no que
tange ao ato de educar, a fundamentação epistemológica é de suma importância para que ocorra a educação.
Já a axiologia é a
área da Filosofia que contempla o estudo dos valores inerentes ao modo de agir
do homem, ao conjunto de ações práticas. Pois, enquanto ser consciente, o
homem, utiliza-se de determinados meios visando atingir certos fins e valores.
Em cada período histórico, a cada concepção de homem, mudam os meios, os
objetivos e os fins. E o homem, como ser racional, adapta-se e adequa-se aos
valores morais, éticos, sociais, políticos, culturais, etc., que espelham a
sociedade e as regras vigentes. No âmbito da educação, à luz de uma concepção axiológica, estes valores nem sempre se
mostram de forma clara e objetiva. Eles se ocultam sob a máscara de práticas
educacionais obscuras e ineficazes que corroboram as ideias das classes
dominantes.
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