quinta-feira, 29 de março de 2012


INCLUSÃO E IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Eldam de Sousa Barros
         
          De um modo geral, entende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade para a formação dos alunos. Enfim, é tudo o que se espera, seja aprendido e ensinado na escola. No caso do curso de Letras/Inglês, este currículo exige práticas voltadas às capacidades cognitivas dos alunos, onde o futuro  professor de inglês tem de apreender a essência do que é o ensino-aprendizagem e adequá-la ao projeto pedagógico dentro do qual ele é hoje, peça importante e imprescindível.
     Partindo do pressuposto de que o estudante do curso de Letras/Inglês venha a ser inserido no processo de ensino da língua inglesa, é de fundamental importância o uso da prática pedagógica. Deve-se ressaltar, no entanto, a necessidade  deste estudante em atingir o máximo de preparação, para futuramente conseguir ingressar no mercado de trabalho. Mas é claro, que se ele se inclina a se tornar professor, deve achar-se pronto para  mover-se com desenvoltura no ambiente da escola.
          É fato, que sem o auxílio e suporte da prática pedagógica, sua formação acadêmica tende a tornar-se falha e deficitária, com fissuras e rachaduras provenientes de uma formação mal alicerçada e capenga,  o que  muitas vezes leva o futuro professor de inglês a seguir num sentido contrário, distante dos propósitos que a educação de língua inglesa traz à tona, dentro de um processo de ensino-aprendizagem que busca ser eficaz, metódico e preciso.
      Daí a importância da inclusão da prática pedagógica no currículo de Letras/Inglês para que a mesma venha a servir de bússola que possa nortear todo o processo de ensino-aprendizagem e ao mesmo tempo possa situar o professor de inglês dentro do projeto pedagógico como um todo.


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