terça-feira, 13 de março de 2012

ATIVIDADE 2 - PRÁTICA PEDAGÓGICA I.


RESPOSTAS






1. _ A civilização humana de um modo geral se fez por meio de guerras e conflitos sob o signo da dominação e conquista, onde os povos conquistados têm aprendido, por força da necessidade de sobreviver, o idioma dos conquistadores, e estes, por sua vez, no intuito de se fazerem entender, aprendiam a língua dos conquistados. Não havia,  no entanto, uma sistematização. Todo esse processo ocorria por força da dominação.


2. _ Porque  é durante esse período, o Renascimento, que surge o que hoje se conhece por Método Formal, ou seja, o ensino se dava através do aprendizado da gramática do idioma que se tencionava aprender.

3.

Centrado no Professor


Centrado no Aluno

MÉTODO GRAMÁTICA-TRADUÇÃO.
MÉTODO DO SILÊNCIO.
MÉTODO DIRETO.

SUGESTOPÉDIA.
ÁUDIO-LINGUAL.
APRENDIZAGEM EM COMUNIDADE
RESPOSTA FÍSICA TOTAL

ABORDAGEM COMUNICATIVA




4. Das razões:
_  Chaguri (2005), sustenta que quanto mais cedo a criança tem contato com a LE (Língua Estrangeira), melhor será este aprendizado, tendo em vista que “as crianças assimilam uma LE, em particular o inglês, com maior naturalidade, quando começam mais cedo, pois desta forma poderão dedicar mais tempo ao aprendizado da língua alvo, acumulando um conhecimento maior e mais sólido;
_ Schütz (2005), por exemplo, afirma que há razões de ordem biológica, cognitiva, psicológica e ambiental para que a criança seja exposta a uma LE o mais cedo possível;
_ Também para Brown (1994), a linguagem desenvolve-se com mais eficácia durante a infância. Ele acredita que quanto mais cedo a criança é exposta a uma palavra (seja em LM ou em LE), maior será a retenção dessa palavra, e quanto mais engajada estiver a criança no processo de aprendizagem de uma LE mais rápido e com eficiência ela incorporará essas novas palavras. 




5. Raio X – Unidade Escolar João Ferry – Agricolândia(PI).
a. Nível de Ensino:
_ Fundamental  e  Médio.

b. Modalidade de Ensino:
_ Regular e  EJA.

c. Escola:
_ Pública Estadual. 

d. O (a) professor (a) está familiarizado (a) com os métodos de
ensino de língua estrangeira:
_ Sim.

e. Método utilizado pelo (a) professor (a):
 _ Método Direto.

f. Razão apontada pelo (a) professor (a) para a utilização do método citado:
_ A utilização do método direto, permite uma abordagem mais ampla do ensino de língua inglesa, por priorizar e focar no modelo de pergunta-resposta e por dar ênfase à conversação, onde o professor busca incutir nos alunos uma comunicação inspirada na realidade.

g. Se você observou uma aula, anote aqui o que você achou da mesma, com relação ao método usado:
_ A aula possui uma dinâmica que se apoia na figura da professora e na forma como esta interage com seus alunos, o que propicia um bom aproveitamento do ensino-aprendizagem. A fórmula pergunta-resposta escrita no quadro e copiada pelos alunos, a boa explanação dos tópicos mais difíceis e a leitura em voz alta, com o auxílio da repetição, confirmam a dinâmica da aula e atingem um nível próximo do ideal, apesar das dificuldades, tanto estruturais quanto motivacionais, que norteiam o ensino da língua inglesa numa escola pública. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário