terça-feira, 20 de março de 2012


ATIVIDADE 3 DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I.



Eldam de Sousa Barros.



1. Por que a Educação Brasileira precisou passar por tantas reformas no decorrer de sua história?
_ De um modo geral, este sem número de reformas reflete um processo sócio-cultural e de caráter ideológico próprio da nação brasileira. Tantas reformas, contaminadas pelo vírus da burocracia determinam um “andar em círculos” permanente e seguem na esteira das mudanças políticas e sociais que ocorreram no Brasil, desde sua elevação a Reino Unido, passando pela Independência e República.

2. Você concorda com a ênfase que a LDB atual dá à leitura no ensino de língua estrangeira?  Justifique sua resposta.
_ Não. A fluência do inglês exige uma boa bagagem prática e cultural, onde a conversação e audição são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, só a leitura não é suficiente para o aprendizado da língua. Pelo contrário, em certos casos, o uso desta prática cria entraves a um maior aprofundamento do idioma e como consequência, pouco contribui para o domínio e a fluência do mesmo.  

3. Aponte três das reformas sofridas pelo ensino brasileiro e diga de que forma as mesmas interferiram no ensino da língua inglesa:
                                                                                       
 1. O Decreto n. 8.659, de 5 de abril de 1911    = estabelece a Lei Orgânica do     Ensino,[...] que de acordo com Oliveira (1999, p. 64) “entrou para a história da educação brasileira como uma tentativa frustrada de rompimento com o sistema então vigente”. 

 2. Paiva (2003, p. 54), informa que “paradoxalmente”, o prestígio da língua inglesa aumenta a partir do momento em que a Lei 4.024 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 20 de Dezembro de 1961 “ retirava a obrigatoriedade do ensino de LE do ensino médio, atual ensino básico e deixava a cargo dos estados a opção pela sua inclusão nos currículos”.

3. Em 1971, surge uma nova LDB, a lei 5.962, de 11 de agosto de 1971, que volta a incluir a língua estrangeira no currículo, sem torná-la obrigatória. Conforme diz a letra da lei, no seu artigo 8º., “Em qualquer grau, poderão organizar-se classes que reúnam alunos de diferentes séries e de equivalentes níveis de adiantamento, para o ensino de línguas estrangeiras e outras disciplinas, áreas de estudo e atividades em que tal solução se aconselhe” (BRASIL, 1971a, p.2).    


4. Vá à mesma escola de Ensino Fundamental e / ou Ensino Médio na qual você fez a atividade  anterior, converse com um (a) professor (a) de inglês, e se possível, converse também com o (a) diretor (a) e / ou coordenador (a) pedagógico (a). Faça então algumas perguntas e e anote aqui as respostas:

a. Os (as) pesquisados (as) tem conhecimento sobre a LDB:
( ) Sim ( ) Não (X ) Um pouco

b. Os (as) pesquisados (as) tem conhecimento acerca dos PCN:
( ) Sim ( ) Não ( X) Um pouco

c. Opinião sobre a necessidade do ensino de Inglês:
(X ) Muito importante ( ) Importante
( ) Pouco importante ( ) Não importante
( ) Desnecessário
Por que?
Porque com a globalização o inglês, por ser a língua universal é de suma importância para as comunicações, comércio e intercâmbios culturais que aproximam povos e nações.

d. Dificuldades enfrentadas para o ensino de Inglês:
( ) falta de material didático
( ) falta de interesse dos estudantes
( ) falta de preparo dos professores
( ) faltas de recursos na escola
(X ) Outra: Via de regra, é uma soma de fatores com destaque para a falta de motivação de alguns alunos e o falta de  estímulo de alguns professores, e/ou vice-versa, já que a ordem dos fatores não altera o produto. Solucionar esta equação exige um esforço maior por parte de todos os envolvidos no ensino da língua inglesa.

e. O que poderia ser mudado?
- Poderia haver uma maior sistematização do ensino de língua inglesa, com o apoio de materiais de suporte ao material didático e a realização de atividades lúdicas que de certa forma possam contribuir para motivar os alunos, inserindo-os desta forma no contexto e fazendo com que eles apreendam a importância da língua inglesa no mundo atual.

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