terça-feira, 12 de junho de 2012

ANOS DE DITADURA.


MARCAS PROFUNDAS


          Um período negro, marcado por atos de censura, violência, repressão e supressão dos direitos civis e políticos, onde visões ideológicas foram consideradas nocivas e perigosas à estabilidade do Estado, assim poder-se-ia definir os anos de 1964-1985, em que vigorou o regime militar. Deve-se ressaltar que após um golpe de estado, os militares assumiram o poder e estabeleceram um governo ditatorial, reprimindo, aprisionando e torturando aqueles que se opunham à nova ordem político-social.
          Embora no âmbito da educação, os militares tenham se empenhado na modernização do ensino superior em nome de um projeto de desenvolvimento do país. O regime focou ainda no ensino fundamental, ampliando para oito anos sua obrigatoriedade. Houve uma reforma ampla do sistema de ensino,  no entanto, tal reforma não foi plenamente satisfatória, pois a liberdade de expressão, deu lugar à arbitrariedade de um governo que calou com a força e a opressão a voz que ecoava nos porões das prisões da ditatura.
           A classe média  tinha a oportunidade de educar seus filhos, ao mesmo tempo que via os movimentos estudantis sendo massacrados pelas forças de repressão do regime e ainda sentia na pele, as marcas de uma liberdade vigiada. A população oprimida e manipulada por uma falsa estabilidade política, social e econômica, onde números e estatísticas eram alterados em favor do regime, ficava à margem e seguia às cegas os rumos que o governo militar tomava.
           Por último, faz-se necessário salientar a enorme lacuna deixada pelos muitos desaparecidos que pagaram com a própria vida, a busca por liberdade e democracia. O sangue que manchou esse período triste, deixou marcas indeléveis no povo brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário