quarta-feira, 23 de maio de 2012


ATIVIDADE 2 DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Questão 1 – Após a leitura da Unidade, elabore um conceito para Psicologia.
_ A Psicologia é a ciência que por ter o homem como objeto de estudo, foca nos aspectos comportamentais e nas sínteses psicológicas e busca uma espécie de equilíbrio, cuja base se estrutura em “métodos e técnicas de investigação científica”.

Questão 2 – A Psicologia está presente na vida das pessoas em várias situações. Neste contexto, reflita sobre situações vivenciadas por você e identifique nelas a presença da Psicologia.
_ Eu sofri durante muito tempo com algo que os médicos chamam de “síndrome do pânico”, mas consegui superar. Na adolescência tinha pesadelos recorrentes que me deixavam intranquilo e como resultado  passei a sofrer de insônia.  Já superei esta fase, mas hoje sou um poço de “neuras”. Sofro de acrofobia, claustrofobia e tenho medo do escuro. Enfim, tenho medo de tudo que me torna vulnerável.

Questão 3 – Dentre os paradigmas psicológicos, descreva as características mais relevantes em cada um deles.
_ Sobre a teoria freudiana, pode-se dizer, que a Psicanálise pode transmitir ao educador (e não à Pedagogia, como um todo instituído), uma ética, um modo de ver e de entender sua prática educativa. É um saber que pode gerar, dependendo, naturalmente, das possibilidades subjetivas de cada educador, uma posição, uma filosofia de trabalho. Pode contribuir em igualdade de condições com diversas outras disciplinas, como a Antropologia ou a Filosofia, para formar seu pensamento.
_ Já sobre o Comportamentalismo, uma das teses fundamentais desse paradigma diz que o organismo – seja ele animal inferior ou superior – responde  a estímulos ambientais, o que permite ver o comportamento como resultado de arranjos no meio em que se localiza o indivíduo. O Comportamentalismo ensina como instalar respostas novas e modificar padrões de respostas já existentes, o que o torna, em suma, um paradigma facilmente aplicável à educação.
_ E quanto à teoria piagetiana, as formulações paradigmáticas deste teórico não foram transpostas por ele mesmo, para a sala de aula; suas ideias permitiram-lhe distinguir entre as diversas abordagens educacionais já existentes, tornando-se crítico dos métodos tradicionais de ensino e defensor da renovação educacional.
  

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