sexta-feira, 18 de maio de 2012

ATIVIDADE 1 DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO



01
    A Natureza da Psicologia: Evolução, Histórico e Aplicabilidade no Contexto      Educacional. Unidade I – pp. 11 a 47.

Araujo, Raimundo Dutra – A Natureza da Psicologia: Evolução, Histórico e Aplicabilidade no Contexto Educacional in: Psicologia da Educação. Teresina-Piauí, UAB/NEAD/FUESPI. 2011. pp. 11 a 47.


Numa análise detalhada, o capítulo em questão, foca na importância da Psicologia no âmbito da educação, cuja definição de “ciência da alma ou psique, ou da mente, ou do comportamento”, torna-a como um ponto de referência dentro do próprio contexto educacional.
O texto enfatiza as funções inerentes à Psicologia, canalizadas através de três grandes vias, no caso, a via ativa, a  afetiva e a  intelectiva. Tais vias, também conhecidas como cognitivas, afetivas e conativas, se estruturam sobre uma base que comporta fatores favoráveis e desfavoráveis, próprios da natureza humana.
Na verdade, a Psicologia torna-se imprescindível na esfera do conhecimento, pois se pauta na análise das situações que envolvem a educação e suas implicações, esmiuçando de forma restrita as relações que decorrem do choque entre as muitas situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário