Os desafios e os ganhos
da Educação frente às disposições da LDB
9.394/96.
Via de regra, a LDB – Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, busca diminuir as diferenças
decorrentes dos processos educacionais e tenta sanar as discrepâncias do sistema de ensino
vigente como um todo, pois estabelece normas e lança as bases que servem de
sustentação para a educação básica.
A princípio, sua proposta lúdica e
desafiadora, mostra-se eficaz e atuante, no que diz respeito à sua
aplicabilidade e área de atuação, de forma ampla e irrestrita, sempre amparada pela constituição
federal, pois é mister, que seus dispositivos representam à luz da lei, um
enorme avanço dos processos educacionais, no que concerne à delimitação dos
expedientes que definem o sistema e suas prerrogativas.
Neste contexto, os desafios que a
educação tem de enfrentar em relação aos aspectos da Lei 9.394/96, de 20 de
Dezembro de 1996, são muitos e têm se mostrados complexos no ambiente escolar
em relação aos processos de ensino/aprendizagem. Pois, um fato que sempre vem à
tona, é a questão da dualidade que impera nas escolas e serve de bússola para
se tentar retificar os dispositivos que a lei apresenta.
Já em relação aos ganhos, e educação
se apoia sobre os princípios básicos que norteiam o sistema, como: igualdade de
condições, pluralismo de ideias, a temática da tolerância, a coexistência de
instituições públicas e privadas de ensino, a valorização do profissional da
educação escolar, etc.
Mas deve se ressaltar, que em termos
organizacionais, as estruturas que reforçam os dispositivos da Lei, são
quebradiças e deixam à mostra rupturas que a enfraquecem, como é o caso da
valorização do profissional da educação, algo que ainda não se concretizou no
âmbito da educação.
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