ATIVIDADE
5 DE POLÍTICA EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Sim, eu concordo. Acredito firmemente
que a valorização dos profissionais da educação é, em sua essência, a mola que
impulsiona o melhor desempenho da educação, ocasionando um grande salto de
qualidade, algo fundamental para que os projetos voltados para esta esfera possam
ser bem sucedidos. Mas não só isso, e sim, um direcionamento adequado das
políticas públicas, no sentido de alavancar e concretizar os objetivos e metas
dos processos no âmbito da educação.
Alinho-me com o autor do texto, pois
também considero que o modelo adotado pelo MEC, aponta da direção certa, embora
devamos ficar atentos aos desvios de percurso e aos muitos obstáculos que se
interpõem ao longo dessa árdua jornada em prol da educação. Pois, em se
tratando das estruturas que sustentam o sistema de ensino e também em relação à
sua organização, diante dos equívocos e entraves burocráticos, o que vem à
tona, é um aparente desalento por parte das autoridades envolvidas nos
processos educacionais, como um todo.
Há falhas inerentes à formação dos
profissionais que lidam com a educação, fruto de projetos educacionais
equivocados e mal alinhavados, que pouco ou quase nada contribuem para a melhoria do ensino. Nesse
contexto, uma oferta cada vez maior e apoiada em pressupostos qualitativos, faz
com que a educação a distância (EAD), com ênfase na formação de professores
mostre-se como uma espécie de bússola que possa nortear os rumos da carreira
dos profissionais da educação, oferecendo oportunidades e um preparo mais
adequado que reflitam como um espelho o melhor desempenho possível da educação
no Brasil.
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