INCLUSÃO
E IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Eldam de Sousa Barros
De um modo geral, entende-se o
currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade para a
formação dos alunos. Enfim, é tudo o que se espera, seja aprendido e ensinado
na escola. No caso do curso de Letras/Inglês, este currículo exige práticas
voltadas às capacidades cognitivas dos alunos, onde o futuro professor de inglês tem de apreender a
essência do que é o ensino-aprendizagem e adequá-la ao projeto pedagógico
dentro do qual ele é hoje, peça importante e imprescindível.
Partindo do pressuposto de que o
estudante do curso de Letras/Inglês venha a ser inserido no processo de ensino
da língua inglesa, é de fundamental importância o uso da prática pedagógica.
Deve-se ressaltar, no entanto, a necessidade
deste estudante em atingir o máximo de preparação, para futuramente
conseguir ingressar no mercado de trabalho. Mas é claro, que se ele se inclina
a se tornar professor, deve achar-se pronto para mover-se com desenvoltura no ambiente da
escola.
É fato, que sem o auxílio e suporte
da prática pedagógica, sua formação acadêmica tende a tornar-se falha e deficitária,
com fissuras e rachaduras provenientes de uma formação mal alicerçada e
capenga, o que muitas vezes leva o futuro professor de
inglês a seguir num sentido contrário, distante dos propósitos que a educação
de língua inglesa traz à tona, dentro de um processo de ensino-aprendizagem que
busca ser eficaz, metódico e preciso.
Daí a importância da inclusão da
prática pedagógica no currículo de Letras/Inglês para que a mesma venha a
servir de bússola que possa nortear todo o processo de ensino-aprendizagem e ao
mesmo tempo possa situar o professor de inglês dentro do projeto pedagógico
como um todo.
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