ATIVIDADE 3 DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I.
Eldam de Sousa Barros.
1. Por que a Educação Brasileira precisou passar por
tantas reformas no decorrer de sua história?
_ De um modo
geral, este sem número de reformas reflete um processo sócio-cultural e de
caráter ideológico próprio da nação brasileira. Tantas reformas, contaminadas
pelo vírus da burocracia determinam um “andar em círculos” permanente e seguem
na esteira das mudanças políticas e sociais que ocorreram no Brasil, desde sua
elevação a Reino Unido, passando pela Independência e República.
2. Você concorda com a ênfase que a LDB atual dá à
leitura no ensino de língua estrangeira?
Justifique sua resposta.
_ Não. A
fluência do inglês exige uma boa bagagem prática e cultural, onde a conversação
e audição são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, só a
leitura não é suficiente para o aprendizado da língua. Pelo contrário, em
certos casos, o uso desta prática cria entraves a um maior aprofundamento do
idioma e como consequência, pouco contribui para o domínio e a fluência do
mesmo.
3. Aponte três das reformas sofridas pelo ensino
brasileiro e diga de que forma as mesmas interferiram no ensino da língua
inglesa:
1. O Decreto n. 8.659, de 5 de abril de 1911 = estabelece a Lei Orgânica
do Ensino,[...] que de acordo com
Oliveira (1999, p. 64) “entrou para a história da educação brasileira como uma
tentativa frustrada de rompimento com o sistema então vigente”.
2. Paiva (2003,
p. 54), informa que “paradoxalmente”, o prestígio da língua inglesa aumenta a
partir do momento em que a Lei 4.024 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB),
de 20 de Dezembro de 1961 “ retirava a obrigatoriedade do ensino de LE do
ensino médio, atual ensino básico e deixava a cargo dos estados a opção pela
sua inclusão nos currículos”.
3. Em 1971, surge uma nova LDB, a lei 5.962, de 11 de agosto de 1971,
que volta a incluir a língua estrangeira no currículo, sem torná-la
obrigatória. Conforme diz a letra da lei, no seu artigo 8º., “Em qualquer grau,
poderão organizar-se classes que reúnam alunos de diferentes séries e de
equivalentes níveis de adiantamento, para o ensino de línguas estrangeiras e
outras disciplinas, áreas de estudo e atividades em que tal solução se
aconselhe” (BRASIL, 1971a, p.2).
4. Vá à mesma escola de Ensino Fundamental e / ou
Ensino Médio na qual você fez a atividade
anterior, converse com um (a) professor (a) de inglês, e se possível,
converse também com o (a) diretor (a) e / ou coordenador (a) pedagógico (a).
Faça então algumas perguntas e e anote aqui as respostas:
a. Os (as) pesquisados (as) tem conhecimento sobre a
LDB:
( ) Sim ( ) Não
(X ) Um pouco
b. Os (as) pesquisados (as) tem conhecimento acerca
dos PCN:
( ) Sim ( ) Não
( X) Um pouco
c. Opinião sobre a necessidade do ensino de Inglês:
(X ) Muito
importante ( ) Importante
( ) Pouco
importante ( ) Não importante
( )
Desnecessário
Por que?
Porque com a
globalização o inglês, por ser a língua universal é de suma importância para as
comunicações, comércio e intercâmbios culturais que aproximam povos e nações.
d. Dificuldades enfrentadas para o ensino de Inglês:
( ) falta de
material didático
( ) falta de
interesse dos estudantes
( ) falta de
preparo dos professores
( ) faltas de
recursos na escola
(X ) Outra: Via
de regra, é uma soma de fatores com destaque para a falta de motivação de
alguns alunos e o falta de estímulo de
alguns professores, e/ou vice-versa, já que a ordem dos fatores não altera o
produto. Solucionar esta equação exige um esforço maior por parte de todos os
envolvidos no ensino da língua inglesa.
e. O que poderia ser mudado?
- Poderia haver
uma maior sistematização do ensino de língua inglesa, com o apoio de materiais
de suporte ao material didático e a realização de atividades lúdicas que de
certa forma possam contribuir para motivar os alunos, inserindo-os desta forma
no contexto e fazendo com que eles apreendam a importância da língua inglesa no
mundo atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário