RESPOSTAS
1. _ A civilização humana de um modo geral
se fez por meio de guerras e conflitos sob o signo da dominação e conquista,
onde os povos conquistados têm aprendido, por força da necessidade de
sobreviver, o idioma dos conquistadores, e estes, por sua vez, no intuito de se
fazerem entender, aprendiam a língua dos conquistados. Não havia, no entanto, uma sistematização. Todo esse
processo ocorria por força da dominação.
2. _ Porque
é durante esse período, o Renascimento,
que surge o que hoje se conhece por Método Formal, ou seja, o ensino se dava
através do aprendizado da gramática do idioma que se tencionava aprender.
3.
Centrado no Professor
|
Centrado no Aluno
|
MÉTODO
GRAMÁTICA-TRADUÇÃO.
|
MÉTODO DO
SILÊNCIO.
|
MÉTODO DIRETO.
|
SUGESTOPÉDIA.
|
ÁUDIO-LINGUAL.
|
APRENDIZAGEM
EM COMUNIDADE
|
RESPOSTA
FÍSICA TOTAL
|
ABORDAGEM
COMUNICATIVA
|
4. Das razões:
_ Chaguri (2005), sustenta
que quanto mais cedo a criança tem contato com a LE (Língua Estrangeira),
melhor será este aprendizado, tendo em vista que “as crianças assimilam uma LE,
em particular o inglês, com maior naturalidade, quando começam mais cedo, pois
desta forma poderão dedicar mais tempo ao aprendizado da língua alvo,
acumulando um conhecimento maior e mais sólido;
_ Schütz (2005), por exemplo, afirma que
há razões de ordem biológica, cognitiva, psicológica e ambiental para que a
criança seja exposta a uma LE o mais cedo possível;
_ Também para Brown (1994), a linguagem desenvolve-se
com mais eficácia durante a infância. Ele acredita que quanto mais cedo a
criança é exposta a uma palavra (seja em LM ou em LE), maior será a retenção
dessa palavra, e quanto mais engajada estiver a criança no processo de
aprendizagem de uma LE mais rápido e com eficiência ela incorporará essas novas
palavras.
5. Raio X – Unidade Escolar João Ferry –
Agricolândia(PI).
a. Nível de Ensino:
_
Fundamental e Médio.
b. Modalidade de Ensino:
_ Regular e EJA.
c. Escola:
_ Pública
Estadual.
d. O (a) professor (a) está familiarizado (a) com os
métodos de
ensino de língua estrangeira:
_ Sim.
e. Método utilizado pelo (a) professor (a):
_ Método Direto.
f. Razão apontada pelo (a) professor (a) para a
utilização do método citado:
_ A utilização
do método direto, permite uma abordagem mais ampla do ensino de língua inglesa,
por priorizar e focar no modelo de pergunta-resposta e por dar ênfase à
conversação, onde o professor busca incutir nos alunos uma comunicação
inspirada na realidade.
g. Se você observou uma aula, anote aqui o que você
achou da mesma, com relação ao método usado:
_ A aula possui
uma dinâmica que se apoia na figura da professora e na forma como esta interage
com seus alunos, o que propicia um bom aproveitamento do ensino-aprendizagem. A
fórmula pergunta-resposta escrita no quadro e copiada pelos alunos, a boa
explanação dos tópicos mais difíceis e a leitura em voz alta, com o auxílio da
repetição, confirmam a dinâmica da aula e atingem um nível próximo do ideal,
apesar das dificuldades, tanto estruturais quanto motivacionais, que norteiam o
ensino da língua inglesa numa escola pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário