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A Natureza da Psicologia: Evolução,
Histórico e Aplicabilidade no Contexto
Educacional. Unidade I – pp. 11 a 47.
Araujo,
Raimundo Dutra – A Natureza da Psicologia: Evolução, Histórico e
Aplicabilidade no Contexto Educacional in: Psicologia da Educação. Teresina-Piauí, UAB/NEAD/FUESPI. 2011.
pp. 11 a 47.
Numa
análise detalhada, o capítulo em questão, foca na importância da Psicologia
no âmbito da educação, cuja definição de “ciência da alma ou psique, ou da
mente, ou do comportamento”, torna-a como um ponto de referência dentro do
próprio contexto educacional.
O
texto enfatiza as funções inerentes à Psicologia, canalizadas através de três
grandes vias, no caso, a via ativa, a
afetiva e a intelectiva. Tais
vias, também conhecidas como cognitivas, afetivas e conativas, se estruturam
sobre uma base que comporta fatores favoráveis e desfavoráveis, próprios da
natureza humana.
Na
verdade, a Psicologia torna-se imprescindível na esfera do conhecimento, pois
se pauta na análise das situações que envolvem a educação e suas implicações,
esmiuçando de forma restrita as relações que decorrem do choque entre as
muitas situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam.
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sexta-feira, 18 de maio de 2012
ATIVIDADE 1 DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
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