quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A FEMINISM VIEW.
PRIDE E PREJUDICE (ORGULHO E PRECONCEITO) de Jane Austen.
By Eldam de Sousa Barros.
          Orgulho e Preconceito representa de forma divertida e sarcástica, a sociedade inglesa do início do século XIX. A autora aborda, de forma incisiva, direta e sem disfarces, os costumes, a condição feminina, os preconceitos, o casamento e principalmente, o amor. O livro é considerado uma das primeiras comédias românticas da literatura mundial e uma obra-prima universal.
          Dentre as muitas personagens que desfilam pelas páginas do livro, A bela Elizabeth, com sua vivacidade, charme e sarcasmo, e famosa por sua língua ferina, é de todas,  a mais fascinante e cativante. Lizzy reflete a condição da mulher numa sociedade patriarcal. O casamento é a única alternativa para a felicidade. Mas ela mostra-se reticente e refratária ao seu destino. Sua voz ecoa o feminismo e cala fundo nos corações masculinos que a cercam.

          Elizabeth Bennet é, portanto, detentora de uma personalidade que traduz uma visão do mundo inovadora da mulher, que busca se afirmar na sua condição de mulher e se revolta contra os ditames de uma sociedade que considera a mulher como um mero objeto. Lizzy pertence à primeira onda feminista, na qual as mulheres buscavam a igualdade entre os sexos e faziam oposição a casamentos arranjados, dentre outras reivindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário