sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


ATIVIDADE 2 DE TEORIA DA LITERATURA

Por Eldam de Sousa Barros
     
     Os textos estudados possuem aspectos que objetivam a comunicação por meio da discussão de ideias, que servem de ligação entre texto e leitor. Dessa forma, o entendimento que se depreende do conteúdo é algo que se caracteriza por aquilo que se busca transmitir. O efeito causado pelas nuanças que compõem tanto a denotação quanto a conotação, encontram-se, inseridos no corpo de um e outro texto.
      Vale ressaltar, que embora o texto 1, um texto jornalístico onde a exposição de ideias se apoie em fatos concretos, não difere muito do texto 2, um poema. Pois em ambos, nota-se uma alternância entre a denotação, um sentido real e a conotação, um sentido figurado.
      Como exemplo de denotação pode-se enumerar frases, tais como: “O poeta é um fingidor”, “A dor que deveras sente”, “E os que leem o que escreve” “ São quase 300 milhões de reais pagos e empenhados”. Já a conotação pode ser representada por frases como: “ Esse comboio de cordas que se chama coração”, “Firmino chega e comenta que há ainda muitas informações para se pegar”. “Que chega a fingir que é dor”, etc.
       Nota-se  que tantos os aspectos denotativos, quanto os conotativos são fundamentais na composição de um texto. E que a ênfase que às vezes é dada a um ou outro sentido, tende a enriquecer aquilo que se pretende transmitir ao leitor. É como se o texto fosse uma pedra bruta, e com o auxílio da denotação e da conotação pudesse ser lapidado até se tornar uma joia rara.
      Por outro lado, o encadeamento de ideias exige que tanto um sentido como o outro deva ser utilizado da forma que a clareza, a concisão e o entendimento tácito não possam ser comprometidos, com prejuízo para o autor, aquele que busca transmitir algo ou alguma coisa, e que é portanto o emissor, e ao leitor, o alvo que um determinado texto busca atingir, sendo que este é o que chamamos de receptor. Ou seja, o sentido real e o sentido figurado são recursos literários fundamentais na transmissão de uma ideia ou grupo de ideias. 

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