segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


ATIVIDADE 1 DE TEORIA DA LITERATURA

Por Eldam de Sousa Barros.

      Via de regra, Teoria e Literatura são complementares entre si, mas na prática, uma não explica a outra. Isto porque, teorizar é em sua essência, propor questionamentos, buscar respostas. Enquanto que Literatura está além de definições e conceitos. Mas em contrapartida, embora seja apresentada como um objeto científico de variadas formas, e com um alto grau de complexidade, a Teoria Literária é algo dinâmica e bastante atual.
      No mundo moderno, aquilo que conhecemos por Teoria da Literatura possui uma dinâmica cuja primeira impressão que nos causa é forte, duradoura e vivaz. Mas a despeito da soma dos interesses múltiplos e dos diversos caminhos que atravessam a Teoria Literária, uma definição desta à luz do rigor científico, é algo impossível. Nela, a ausência de  pureza e a multiplicidade de meios espelham suas características sob dois espectros. O primeiro deles se apoia na força inclusiva, que  torna a Teoria da Literatura completamente racional, face  às muitas teorias existentes. Já o segundo, recai sobre o discurso impuro, às vezes ambíguo, às vezes harmônico, mas sempre despido de pressupostos que aludem à realidade.
      Deve-se ressaltar que a Teoria Literária, um vasto campo, pontuado por paradigmas e conceitos múltiplos, e às vezes infestado por crenças, valores e preconceitos implícitos, ainda suscita muito mais dúvidas que certezas. Pois ela se apoia sobre um pensamento crítico, que embora busque novos rumos e conceitos, não deixa de ser teórico, e portanto inconclusivo.
      Por último, a Teoria da Literatura busca esmiuçar, de forma objetiva e incisiva, os aspectos relevantes de uma obra, com foco no uso da palavra como ponto de partida que se estende a autor, chegando até o leitor, e dessa forma, culminando num processo amplo, rico e dinâmico, cuja metodologia reflete uma relação histórica entre o homem e o mundo que o cerca.

     

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário