terça-feira, 31 de julho de 2012


ATIVIDADE 1 DE READING 1.

Por Eldam de Sousa Barros.

1. Quais tipos de leitura são mais agradáveis para você?

_ Talvez pelo fato de considerar-me um “leitor profissional”, eu às vezes gosto de dizer: Eu leio! Mas talvez isso não seja suficiente para definir minha relação estreita com a leitura. Por isto eu digo: “Gosto de ler”. Na verdade sou um aficionado por bons livros, independente do assunto, gênero ou autor. É claro que a minha predileção é por romances e novelas, mas a rigor, eu poderia dizer que sou eclético e gosto de todo tipo de leitura, num contexto mais amplo.


2. No ato de ler é mais importante sentir prazer ou alcançar um determinado objetivo? Justifique sua resposta.

_ Acredito que as duas coisas são importantes e no que diz respeito ao grau de relevância, as duas têm peso quase igual. É provável que aqui e ali, eu me incline por uma leitura prazerosa, mas na maioria das vezes, “ela” tende a conduzir-me a um objetivo, que é apreender em sua essência, a síntese das ideias, opiniões, certezas e incertezas do autor, e a partir daí, formar meus próprios conceitos e estabelecer minhas próprias conclusões. Afinal de contas, qualquer leitor que tenha adentrado o universo de Guimarães Rosa, não pode escapar ileso de tão forte impacto.

3. Analisando a sua vida como leitor, como você define leitura? E o que ela traz para você?

_ A leitura é essencial na vida de qualquer pessoa e em se tratando da vida acadêmica, eu diria que é mesmo imprescindível, pois o ato de ler implica certos mecanismos que muito contribuem para um melhor desempenho, tanto com campo profissional quanto no campo pessoal. Pois a leitura tem de ser rigorosa, metódica e prática, onde o leitor precisa dialogar com o texto e consequentemente com o autor por trás deste.
_ Além do prazer que o ato de ler me proporciona, a leitura traz para mim, todo um leque de informações que deságuam numa escrita clara e às vezes límpida, sem muitas incorreções, que me tornam apto a um dia, quem sabe exercer meu ofício, com conhecimento de causa e domínio da técnica.     


4. Das várias definições do ato de ler dadas acima, cite e explique qual você mais se identifica.




5. Qual a importância do ato de ler?

_ No mundo globalizado, o ato de ler é fundamental para possamos ser inseridos no meio social. A leitura é meio mais adequado para se adquirir conhecimento. E uma boa leitura tem tudo para tornar cidadãos melhores.
Já disseram que: “Ler é técnica e arte”. Pois bem, a “técnica” está em decodificar as estruturas que compõem o corpo do texto, e a “arte” está em assimilar o sentido e a essência que o  mesmo busca transmitir ao leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário