ATIVIDADE
2 DE TEORIA DA LITERATURA
Por Eldam de Sousa
Barros
Os textos estudados possuem
aspectos que objetivam a comunicação por meio da discussão de ideias, que
servem de ligação entre texto e leitor. Dessa forma, o entendimento que se depreende
do conteúdo é algo que se caracteriza por aquilo que se busca transmitir. O
efeito causado pelas nuanças que compõem tanto a denotação quanto a conotação,
encontram-se, inseridos no corpo de um e outro texto.
Vale ressaltar, que embora o texto 1, um
texto jornalístico onde a exposição de ideias se apoie em fatos concretos, não
difere muito do texto 2, um poema. Pois em ambos, nota-se uma alternância entre
a denotação, um sentido real e a conotação, um sentido
figurado.
Como exemplo de denotação pode-se
enumerar frases, tais como: “O poeta é um fingidor”, “A dor que deveras sente”,
“E os que leem o que escreve” “ São quase 300 milhões de reais pagos e
empenhados”. Já a conotação pode ser representada por frases como: “ Esse
comboio de cordas que se chama coração”, “Firmino chega e comenta que há ainda
muitas informações para se pegar”. “Que chega a fingir que é dor”, etc.
Nota-se que tantos os aspectos denotativos, quanto os
conotativos são fundamentais na composição de um texto. E que a ênfase que às
vezes é dada a um ou outro sentido, tende a enriquecer aquilo que se pretende
transmitir ao leitor. É como se o texto fosse uma pedra bruta, e com o auxílio
da denotação e da conotação pudesse ser lapidado até se tornar uma joia rara.
Por outro lado, o encadeamento de ideias
exige que tanto um sentido como o outro deva ser utilizado da forma que a
clareza, a concisão e o entendimento tácito não possam ser comprometidos, com
prejuízo para o autor, aquele que busca transmitir algo ou alguma coisa, e que
é portanto o emissor, e ao leitor, o alvo que um determinado texto busca
atingir, sendo que este é o que chamamos de receptor. Ou seja, o sentido real e
o sentido figurado são recursos literários fundamentais na transmissão de uma ideia
ou grupo de ideias.
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